Maqueson Pereira da Silva

Ampliar

(Autodidata)
Cruzeiro do Sul – AC

A Arte de Maqueson

     Um pássaro pousa, suavemente, num ramo de flores… Uma borboleta voa… O rio Juruá desce por entre casas… José e Maria fogem para o Egito com o menino… Mogno, cerejeira, sucupira, imbuia, cedro, caviúna, murapiranga, ipê… Todas as árvores, dois mundos de forma, cores e imensa poesia fluem das obras de Maqueson para nossos olhos: Uma, da natureza virgem, de onde nasceu, à margem do Juruá, traduzindo toda imponência e exuberância da floresta; e outra, de temas regionais e sacros, de procedência bíblica, influência da sua formação religiosa. A marchetaria, técnica milenar, delicada e trabalhosa de lidar, com as potencialidades da madeira, foi o que Maqueson adotou como meio de expressão artística. O estético, os significados ou temas, construídos com um material trabalhado de forma inusitada. Este material, a madeira, com suas cores, formas e texturas, é a beleza sem a qual toda a artificialidade perde o sentido: o cheiro de vida. É assim que José e Maria, pássaros e flores, borboletas e rios não nos encantam simplesmente, mas recendem as madeiras do mundo, todas reunidas nos trabalhos, sem nenhuma coloração artificial.   Saiba mais sobre Marchetaria…

Sobre o Artista

     Com seu nascimento, no interior do Município de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, ponto mais ocidental do Brasil, em plena selva amazônica, nada indicava sua vocação para esta arte, tão pouco conhecida no país. Ao contrário, tudo indicava que seguiria o exemplo do pai, seringueiro e construtor de barcos. Mas, ele estudou.
Em 1973, ingressa no Colégio Interno dos Padres Alemães da Congregação do Espírito Santo.
Em 1977, transfere-se para o Instituto Pe. Libermann de Salete, em Santa Catarina, onde recebe uma sólida formação Européia e adquire conhecimentos de marcenaria e desenhos arquitetônicos e artísticos. Também neste período, recebe, do religioso Ir. Guilherme Shüller e de outros padres daquela congregação, as primeiras orientações sobre a técnica da Marchetaria.
Em 1986, sua volta à terra natal marca uma etapa decisiva na sua vida. É, nesse tempo, que se dedica intensamente às pesquisas, propriamente ditas, da arte da Marchetaria, tendo como mestres o Pe. Herbert Douteil e professores de arte, da Suíça e da Alemanha, os quais ampliam seus conhecimentos de Botânica. Realiza, então, suas primeiras exposições.
Em 1989, casa-se, em Santa Catarina, residindo novamente no Sul do país, onde prossegue com seus trabalhos e estudos de marchetaria.
Em 1995, sempre motivado por impressões que o marcaram na infância e na juventude, Maqueson volta para sua terra natal e nos revela, enfim, sua fonte de inspiração: “Conheci a fundo a Amazônia, sua vida, sua natureza, seus costumes, sua gente, a fauna e flora dessa região. Viajei pelo rio Juruá, passei pelos seus estreitos e furos, explorei igarapés e paranás… Vivi em comunhão íntima com o meio e com o habitante. De tanto amá-los e senti-los, um dia meu coração transbordou de emoção e resolvi mostrar para o mundo um pouco daquilo que vi e vivi em um estilo raro, mas, a maneira mais coerente que encontrei de falar do ser e da Amazônia”.

     Residindo, atualmente, em Cruzeiro do Sul/AC, mantém seu Ateliê de Marchetaria, onde produz seus trabalhos.

Exposições
Realizou várias exposições. Entre elas:

  • 1992 – EMBAIXADA DA ALEMANHA
    EMBAIXADA DA SUÍÇA
    EMBAIXADA DA ESPANHA
  • 1993 – FLORIANÓPOLIS (Centro Integrado de Cultura)
  • 1995 – RIO DE JANEIRO (Hotel Glória)
AmpliarAmpliar
Projetos

OFICINA-ESCOLA
Um dos projetos de Maqueson é criar, em Cruzeiro do Sul, uma oficina escola com o objetivo de resgatar e preservar a arte da marchetaria. Para isso, vem estabelecendo parcerias com vários segmentos. Algumas das ações, que vêm sendo praticadas, são as oficinas de marchetaria, feitas periodicamente para formar novos artesões. Os alunos que mais se dedicam são contratados para atuar em parceria com a empresa. É imprescindível que o aluno estude, desenvolvendo-se da melhor maneira possível. A seleção para novos alunos é feita por intermédio das escolas públicas, voltadas para alunos carentes, porém, com vontade de aprender uma profissão, que proporcione, assim, ao mercado de artes, produtos de qualidade e que contribuam para que o Município de Cruzeiro do Sul seja uma referência nacional de excelência em marchetaria.

Mais informações

ATELIÊ DE MARCHETARIA

    O Ateliê de Marchetaria é uma empresa de Maqueson Pereira da Silva que atua na área de confecções de peças marchetadas. “Nosso trabalho é inspirado no mundo em que vivemos: A Amazônia”. O Ateliê interpreta temas brasileiros, tais como pássaros, flores, música, florestas, etc., com a plasticidade do movimento do ar ou do rio, utilizando apenas o desenho e o traçado de madeiras e raízes, com suas veias e contrastes de cores naturais, infundindo delicadeza, elegância e personalidade nas peças em que são aplicadas.”

PRODUTOS
Atualmente, o Ateliê de Marchetaria produz: Baús, porta-jóias, quadros, mesas de centro, caixas para charutos, caixas para instrumentos musicais, tais como violinos, e outros.

 

ENDEREÇO
Rua do Condamine, 514
Bairro Formoso – CEP: 69980-000 – Cruzeiro do Sul – AC
Telefones: (68) 3322-8119 / 3322-6206 / 9976-7223 / 9987-3311
E-mails: maqueson@hotmail.com ou atendimento@maquesonmarchetaria.com
Homepage: www.maquesonmarchetaria.com