Quando Temos de Esperar

“Depois dessas coisas, o SENHOR falou a Abrão numa visão: ‘Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!’. Mas Abrão perguntou: ‘Ó Soberano SENHOR, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?’” (Gênesis 15:1-2)

Você não é quase capaz de ouvir a irritação na voz de Abrão? “Deus, obrigado por seres meu escudo e galardão. É maravilhoso. Não penses que não gosto, mas… o que realmente desejo é que cumpras tua promessa com relação aos descendentes. Vamos pôr em prática essa promessa sobre tornar-se uma ‘grande nação’. Quero um filho!”

Abrão estivera esperando muito tempo. Deus lhe prometera uma porção de descendentes quando ele tinha apenas 75 anos de idade (12:4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (12:5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos para que Deus cumprisse a promessa.

Não sabemos quanto tempo Abrão já aguardava nesse ponto da história, mas a Bíblia nos diz que ele tinha 86 anos quando Ismael nasceu (16:16), portanto, podemos imaginar que essa conversa entre Deus e Abrão ocorreu em algum momento da primeira década depois que o Senhor fizera a promessa.

Por quanto tempo você espera pacientemente pelas respostas a suas orações? Uma semana parece tempo demais para esperar? E um mês? Esperar durante um ano parece estar além de nossa capacidade. Ver que Abrão esperou por um quarto de século para obter uma resposta deveria nos dar esperança para aguardar as respostas a nossas orações.

Abrão poderia ter desistido. Ele poderia ter decidido já não querer esperar em Deus (ao tentar cumprir por si a promessa de Deus, tendo um filho com Agar, Abrão provocou, na verdade, uma confusão). Nessa altura da história, porém, ele decidiu crer. Se ao menos tivesse continuado firme nessa crença…

Que resposta de Deus você está esperando? Refere-se a uma oração pela volta de um filho rebelde? Pela salvação de um membro da família? Pela restauração de seu casamento? Por um emprego? Por uma cura? Para suprir algo? Qualquer que seja o motivo, continue a orar e a esperar. Entregue o pedido nas mãos de Deus e deixe-o operar a seu modo e em seu tempo. Sua resposta valerá a espera.

Leia Gênesis 15:1-6 e reflita!

Fonte: A Bíblia da Mulher Que Ora / NVI – Editora Mundo Cristão
Compre a sua aqui: LOJA I / LOJA II