Como publicar no WordPress via email

PUBLICANDO CONTEÚDOS AUTOMATICAMENTE

Apesar de não ter grandes vantagens relativamente ao processo manual, é possível fazer a busca de conteúdos de forma automática, através de uma série de truques. Isto poderá ser feito utilizando um iframe, a inserção de uma função no ficheiro functions.php do seu template ou definir um cronjob no seu servidor.

IFRAME

O primeiro que vamos abordar é a inserção de um pequeno trecho de código iframe no rodapé do seu website, bastando alterar o endereço para o endereço do seu website, que vai fazer com que quando o rodapé for carregado, o trecho de código seja processado e o wp-mail.php execute a sua função:

1
<iframe src="http://www.oseuwebsite.com/wp-mail.php" name="mailiframe" width="0" height="0" frameborder="0" scrolling="no" title=""></iframe>

Desta forma sempre que o seu website for visitado, os emails irão ser processados e inseridos no seu blog, removendo assim a necessidade de você visitar o wp-mail.php manualmente para fazer a busca pelos emails.

FUNCTIONS.PHP

O segundo método disponível tem a ver com a utilização de uma função e inseri-la no ficheiro functions.php presente na pasta do seu template. Este processo também é bastante simples e torna a importação dos emails automatica removendo a necessidade de você ter de o fazer manualmente. Localize o ficheiro functions.php na pasta do seu template e insira o seguinte código:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
add_action('shutdown', 'retrieve_post_via_mail');
function retrieve_post_via_mail() {
    flush();
    if(get_transient('retrieve_post_via_mail')) {
        return;
    } else {
        $mail = wp_remote_get(get_bloginfo('wpurl').'/wp-mail.php');
        if(!is_wp_error($mail)) {
            set_transient('retrieve_post_via_mail', 1, 60 * 15);
        } else {
            set_transient('retrieve_post_via_mail', 1, 60 * 5);
    }
}

Este código além da funcionalidade de fazer a verificação dos emails de forma automática, faz ainda uma ressalva em termos da frequência de verificação dos e-mails para não sobrecarregar o servidor. Este processo tem uma grande vantagem relativamente aos cronjobs, que se prende com o facto de que os cronjobs são executados independentemente do tráfego que o website tenha, o que pode levar a que se o website estiver num momento de sobrecarga e esteja no seu limite, ao executar um cron job em que a quantidade de processamento seja considerável poderá levar a que o servidor tenha um crash e os visitantes fiquem bastante frustrados.

CRONJOBS

A última opção que iremos apresentar é a utilização de um cronjob para executar o ficheiro wp-mail.php, de forma a fazer a verificação e importação de novos emails. Para isso, dirija-se ao cPanel do seu alojamento e procure os cronjobs. Depois de abrir a página dos cron jobs, procure a zona para inserir um novo. Neste caso estamos a definir que o cron job irá ser executado uma vez por hora, todas as horas, todos os dias, todos os meses e todos os dias da semana:

Como criar artigos através de e-mail em WordPress

De seguida insira o seguinte código no campo “Command”:

1
php diretorio_da_instalacao/wp-mail.php

O código é bastante simples, passando apenas por apontar para o diretorio do seu blog onde está o ficheiro wp-mail.php. Depois de preencher os campos, clique em Add New Cron Job e será adicionado:

Como criar artigos através de e-mail em WordPress

DICAS PARA A POSTAGEM ATRAVÉS DE EMAIL

Deixamos-lhe aqui algumas dicas que são valiosas e que convém você saber para compreender melhor o funcionamento da postagem por email:

  • Cada email irá criar um novo artigo, em que o assunto do e-mail será o título do artigo, e o conteúdo do e-mail será o conteúdo do artigo.
  • Só serão processados os emails que estiverem escritos em texto simples. Os emails que não estiverem em texto simples não serão processados e os emails que tiverem anexos não serão processados.
  • Se no assunto do email estiver Re:, FW ou FWD esses caracteres serão inseridos como titulo do artigo, não havendo qualquer seleção de caracteres.
  • No que toca ao conteúdo, poderá utilizar os dois pontos duas vezes seguidas “::” para determinar onde começa e onde acaba o conteúdo. Por exemplo, no campo assunto do email, se você colocar “Isto é um :: email” aquilo que será inserido como titulo do artigo é “Isto é um”. No que toca ao conteúdo do e-mail, se você inserir “Isto é o :: conteúdo” aquilo que será inserido é “conteúdo”.
  • Se o email tiver sido enviado através de um email que corresponder a um utilizador existente dentro da instalação WordPress, o conteúdo será publicado em nome desse autor.
  • Se o email for enviado de uma conta que não exista dentro da instalação WordPress, os artigos serão inseridos como pendentes ou como rascunho e o autor atribuido será aquele que tiver o ID menor.
  • A primeira vez que o script wp-mail.php for executado, ele irá puxar TODOS os emails presentes na sua caixa de entrada
  • Ao fazer a verificação manual por novos e-mails ao visitar o ficheiro wp-mail.php terá 2 hipóteses, ou verá os resultados da busca por novos e-mails, ou será apresentado um estado de erro. Se efetuar uma nova busca em menos de 5 minutos após a última, será apresentada uma mensagem a informar que nao poderá fazer novas buscas tao rapidamente.
  • A criação de artigos através de e-mail não funciona em uma instalação WordPress MultiSite.
  • No caso do GMail, o ficheiro wp-mail.php irá fazer a busca dos e-mails na pasta da Caixa de Entrada mas também existem relatos que todos os e-mails foram processados.

Fonte:

Como publicar artigos através de Email no WordPress